top of page

Convívios Fraternos Reconstruir:
Um sonho. Uma Aventura

O Centro Social Convívios Fraternos é uma instituição particular de solidariedade social visando a formação integral de jovens, sem fins lucrativos instituída a nível nacional.

Tem por objetivo apoiar todos os jovens, com maior incidência os que se encontram em situação de risco ou conflitos familiares e sociais, tais como toxicodependentes, alcoólicos e marginais e colaborar na sua formação cultural, profissional, cívica e religiosa.

Dado o alastramento de produtos estupefacientes e de substâncias psicotrópicas em jovens e dada a dificuldade de encontrar internamento para o seu tratamento em instituições, sem fins lucrativos e com um mínimo de eficácia, o movimento disponibilizou-se para colaborar também no tratamento e na reinserção socioprofissional de jovens com problemas de toxicodependência através do projeto terapêutico Convívios Fraternos Reconstruir.

 

A toxicodependência é uma doença de âmbito biopsicossocial cuja cura não está essencialmente dependente de fatores externos ao doente, mas sim do próprio. De facto, só ele pode curar podendo, todavia, ser eficazmente ajudado se quiser aceitar auxílio. Sendo assim, a sua cura não está dependente da medicina, da psiquiatria ou da religião, embora todos estes meios possam ajudar o toxicómano a libertar-se desta terrível escravidão.

Muitos projetos para ajudar os jovens a libertar-se deste grave problema têm surgido, uns importados modelos estrangeiros e outros mais originais, existindo hoje muitas comunidades terapêuticas para o efeito umas com fins lucrativos e outras sem interesses económicos. Todos estes projetos, desde que consigam ajudar o toxicómano a libertar-se das drogas, são uteis.

 

O projeto Convívios Fraternos Reconstruir é também uma tentativa de resposta a este grave problema que os Convívios Fraternos pretendem dar a todos os jovens que a ele recorram.

 

Partindo do princípio de que a droga, depois de criar dependência no seu consumidor, geralmente destrói toda a sua vida nas áreas profissional, social, familiar e religiosa, este projeto tenta progressivamente e, ajudado por técnicos preparados e vocacionados para o problema, arrasar os escombros de uma vida praticamente destruída pela droga, reconstruindo, ao toxicómano, a alegria e a esperança de viver.

 

Por isso, o logotipo do projeto Convívios Fraternos Reconstruir, é formado por uma casa em ruínas e outra reconstruída com o emblema dos Convívios Fraternos ao centro.

 

Para o efeito, procura utilizar terapias adaptadas, destruindo medos e indiferenças, enfraquecendo ansiedades e reconstruindo a esperança e a alegria de viver.

 

Este tratamento, para ser eficaz, tem de ser moroso, progressivo e corresponsabilizado e acompanhado por técnicos competentes. Neste percurso terapêutico as propostas e os métodos a usar são diferentes para situações e motivações diferentes.

 

É neste projeto que os Convívios Fraternos oferecem, com duração de 12 meses em tratamento, sendo 6 deles já em reinserção socioprofissional, embora durante todo o percurso, o utente tenha que fazer opções permanentes.

 

Desde o dia 1 de Abril de 1994, data da abertura da primeira comunidade, até este momento, centenas de doentes estiveram em tratamento nesta instituição, tendo muitos deles reconstruído toda a sua vida. A percentagem de sucesso dos que completam o programa é, aproximadamente, 80%, enquanto a percentagem dos que interrompem o tratamento é apenas de 30%.

 

É assim que o movimento, para além de trabalhar na área de prevenção à toxicodependência e outras situações de risco através dos mais de mil cursos de formação humana e religiosa (Convívios Fraternos) até agora realizados e por onde já passaram milhares de jovens, abriu também a sua ação ao tratamento e reinserção socioprofissional de toxicodependentes.

MISSÃO

Apoiar todos os jovens que se encontrem em situação de risco ou em conflito social/familiar devido a Comportamentos Aditivos e Dependências e colaborar no seu tratamento e na sua formação cultural, educacional, profissional, cívica e religiosa sem distinção de raças, cores ou condições sociais.

População Alvo

O Centro Social Convívios Fraternos recebe jovens e adultos até aos 45 anos de idade, tendo como foco a sua reinserção escolar, laboral, familiar e social, no entanto, neste momento encontra-se mais focado na faixa etária entre os 14 e os 18 anos de idade, sendo este grupo etário predominante (mas não exclusivo).

bottom of page